Partidos políticos avançam com a elaboração de Código de Conduta Eleitoral

Um pouco mais de 50 partidos políticos sedeados em Maputo, incluindo Frelimo, Renamo e MDM juntaram ­se para a elaboração de um Código de Conduta Eleitoral.

O mesmo tem como objectivo estabelecer algumas práticas e princípios a serem respeitados e implementados pelos partidos concorrentes, durante o processo eleitoral, bem como ajudar a gerir os possíveis conflitos durante os pleitos eleitorais.

O código constitui um instrumento de orientação para os partidos políticos, sobre a forma como os mesmos devem se comportar nos pleitos eleitorais.

Por sua vez, o jornalista e convidado a comentar sobre o Código Conduta, Salomão Moiane, disse que as eleições devem ser competitivas, periódicas e definitivas, o que significa igualdade de oportunidades em todos os processos eleitorais, que os cidadãos eleitores gozam da liberdade de expressão e de direito que significa que há espaço para criticas.

Neste momento, 22 partidos políticos aprovaram o documento e espera-se que, o mesmo seja assinado numa sessão solene de adopção, a ter lugar durante a primeira quinzena de Outubro.
Tais partidos são: FRELIMO, RENAMO, PT, PEC, PIMO, PANAMO, PDD, PACODE, SOL, UNAMO, PARTONAMO, PANAOC, PVM, PSDM, PSM, PADRES, PPLM, UM, PAMOMO, PADELIMO, MJRD E PPD.

Deixar uma resposta