A CNE comprometeuse a melhorar o ambiente nos processos eleitorais, através de uma abertura e transparência, bem como estabelecimento de diálogo sistemático e regular com partidos políticos.
Esta declaração foi feita no início desta semana, pelo Presidente da CNE, Abdul Carimo, durante um encontro com o Instituto Holandês para a Promoção da Democracia Multipartidária e os partidos políticos.
Na ocasião, Carimo disse que os partidos políticos devem ser mais proactivos, mais interventivos, para que os processos eleitorais sejam mais saudáveis, justos e transparentes.
Por sua vez, os representantes dos partidos políticos, que dizem acreditar que este é o inicio de uma nova era no relacionamento com a CNE, apelaram que a abertura seja extensiva a todos os membros da Comissão.
Este foi o terceiro encontro entre a CNE e os partidos políticos em menos de 3 meses, sendo que o próximo esta agendado para daqui a duas semanas.
Durante o encontro, entre várias questões, os partidos políticos queixaramse da exiguidade de meios financeiros durante as campanhas eleitorais, o que faz com que partam para o processo com algumas desvantagens em relação aos partidos parlamentares.
Por sua vez a embaixadora do Reinos Baixos, Frederique de Man, na sua intervenção, lamentou o clima de tensão política que se vive no país, tendo acrescentado que “custa-me acreditar que de 21anos de uma paz conquistada com muito sacrifício e sofrimento, o povo moçambicano, sintase ameaçado pelo medo de um possível retorno ao conflito armado”.